#65 Muito obrigado
- Pr. Manolo Damasio
- 17 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
“Muito obrigado” tornou-se a expressão mais usada em nossa cultura para demonstrar gratidão. Etimologicamente, a expressão pressupõe que o favor deve ser retribuído “obrigatoriamente”.
Neste sentido, jamais poderíamos dizer “obrigado” para algumas coisas, visto ser impossível retribuir o favor.
Embora as palavras sejam limitadas, uma atitude de gratidão, em resposta a um favor ou gesto de bondade, deveria ser uma reação natural entre os cristãos. Um episódio narrado nos evangelhos parece evidenciar tal importância.
Jesus havia sido convidado para um jantar na casa de um honrado homem chamado Simão, membro da seita dos fariseus. Ele sentia-se “obrigado” a retribuir um favor, Jesus o havia curado de lepra e em sua lógica legalista, achou que precisava oferecer algo em troca.
Contudo, nos gestos ordinários da hospitalidade, acabou revelando que lhe faltava a verdadeira gratidão.
Alguém entrou sorrateiramente no meio do jantar para honrar Jesus, ungindo-Lhe os pés. Simão, cheio de censura em seu coração, desconhecia o fato de que Jesus podia ler sua alma. De um jeito só dEle, Jesus revela toda sua incoerência e recapitula as oportunidades desperdiçadas pelo anfitrião.
Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Lucas 7:44-46
Há muito o que agradecer, mas, isso precisa ir além das palavras.
Abraço do seu amigo e pastor
Manolo Damasio
Comments